top of page
Músico, Compositor, Musicoterapeuta, Professor de Arte e Música

O MÚSICO

Betto Menashe, multi-instrumentista e compositor, tem como seu instrumento principal a gaita “slide harp”, uma gaita de boca que não é mais fabricada, na qual o músico se especializou. Ela é uma fusão das gaitas de chave (cromática ) e sem chave (mais usada no blues), ou seja, é possível obter os efeitos sonoros da gaita de blues, tocando em todas as tonalidades, sem trocar de gaita. Além de explorar a versatilidade que seu instrumento proporciona, o músico conseguiu transferir sua concepção musical de outros instrumentos e instrumentistas que têm como referência, para sua gaita. 

O músico além de utilizar a gaita, é guitarrista, canta, utilizando também a técnica de scat (improviso sem palavras - de forma instrumental) e toca outros instrumentos, como: Oud, saltério, adungu (harpa africana de arco) e o kinnor (harpa de David) que foi construído nos moldes dos que eram usados pelos hebreus em período monárquico (Saul, David e Salomão) na Antiguidade. Este instrumento é uma raridade a nível mundial.

O gênero musical que Betto  explora é o jazz  fusion, onde tem a liberdade de combinar elementos de jazz com outros gêneros, como o samba, xaxado, MPB, rock e bossa nova.

Além do músico

Ensinando e tratando com música

Licenciado em Música (UCAM), pós graduado em Musicoterapia (CBM) e mestrando em educação musical (UFRJ), Betto adquiriu vasta experiência como professor de Música e Arte em escolas públicas (Rio das Ostras, Cabo Frio e Niterói) e particulares (Nova Friburgo e Búzios), fez várias oficinas de música no SESC (Nova Friburgo), esteve como coordenador das bandas marciais do município de Rio das Ostras (2013 e 2014), atuou como professor de violão em escolas municipais de Rio das Ostras (2013 a 2015), foi professor do curso livre de gaita no Centro de Formação Artística de Rio das Ostras e atualmente dá aulas de arte e violão em duas escolas estaduais na zona oeste do Rio de Janeiro.

Como musicoterapeuta, atendeu na clínica Ser Humano (Rio das Ostras),  e desde 2017, retornando a morar na cidade do Rio de Janeiro, trabalha pela clínica CETE e pelo Grupo Saúde Plena. 

bottom of page